? ºC Teresina - PI

Turismo

12/11/2017 18:39

Na Pedra do Castelo, Prof. Anderson reivindica Plano de Manejo à Vice-governadora Margarete Coelho

No final da tarde de ontem, 11, a advogada Margarete Coelho, Vice-governadora do Estado do Piauí, esteve na Pedra do Castelo com sua comitiva. A caravana estava em agenda oficial na vizinha cidade de Juazeiro do Piauí e aproveitou para fazer uma visita ao majestoso monumento natural de Castelo do Piauí.

O Secretário Municipal de Turismo de Castelo, Prof. Anderson Lima, acompanhou a visita e participou da condução feita pelo Prof. Augusto Júnior, presidente da Condatur, que é a associação de condutores de turistas e visitantes da cidade. Estavam presentes também o prefeito Zé Valdo e o ex-prefeito Tonho Verissimo, ambos de Juazeiro do Piauí.

Em conversa com Margarete Coelho, prof. Anderson falou das potencialidades locais, destacando a Pedra do Castelo como sendo um ícone do turismo piauiense e um símbolo muito valioso para a região. O secretário reivindicou a elaboração do plano de manejo do Parque Natural Municipal Pedra do Castelo, que tem muito a ser explorado turisticamente, garantindo fonte de renda para a região.

Comitiva da Vice-governadora no interior da Pedra do Castelo

Margarete Coelho prometeu ajudar neste ponto. “É uma ação importantíssima para o turismo e o meio ambiente não só da região, mas também do Estado. Conversarei com o governador para que essa ajuda seja dada na elaboração deste documento”, prometeu.

Na manhã de hoje, 12, a advogada fez contatos com colaboradores que poderão auxiliar na execução da ideia, ficando encaminhado para o início dessa semana os primeiros passos para viabilizar o plano de manejo.

Para entender melhor o que é PLANO DE MANEJO

Após a criação de uma Unidade de Conservação (UC), o plano de manejo deve ser elaborado em um prazo máximo de cinco anos. Toda UC deve ter um plano de manejo, que deve ser elaborado em função dos objetivos gerais pelos quais ela foi criada.

O Parque Natural Municipal Pedra do Castelo não cumpriu o prazo legal de cinco anos, pois não concluiu a elaboração do documento.

O plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Ele estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC, seu entorno e, quando for o caso, os corredores ecológicos a ela associados, podendo também incluir a implantação de estruturas físicas dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre a UC, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais.

Foto oficial dos visitantes e anfitriões em frente ao monumento


Anderson banner cdp
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo