? ºC Teresina - PI

Turismo

Turismo 15/05/2017 13:30 Assessoria de comunicação da PMCP

Secretário de Turismo de Castelo faz diagnóstico de necessidades e fala de ações

O Secretário Municipal de Juventude, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Castelo, Prof. Anderson Lima, participou de uma visitação atípica ao Parque Municipal Natural Pedra do Castelo. Na visita cerca de 150 alunos estiveram presentes no parque. A Associação de Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo (Condatur), que tem o Prof. Augusto Júnior como presidente, onde o mesmo ficou responsável pela divisão das pessoas em grupos, para facilitar o controle e a segurança da condução.

Seguindo a programação o secretário e alguns guias fizeram, a pé, o percurso que vai da PI-115 até a formação rochosa que dá nome ao município. Em seguida, Prof. Anderson se juntou a um dos grupos de estudantes de enfermagem da Faculdade Aespi/Fapi e seguiu o roteiro turístico, que compreende o reconhecimento do interior e do topo da Pedra do Castelo, com trilha até o Mirante das Arraias e posteriormente à Cachoeira das Arraias.
Segundo o gestor, alguns pontos estruturais precisam ser imediatamente corrigidos para melhor atender o público e facilitar o trabalho dos condutores, como a sinalização com placas indicativas do percurso a seguir e outras educativas para que o turista saiba o que pode e o que não pode ser feito no interior e no entorno do parque.

“Essa visitação do dia 5 gerou uma renda de quase 3 mil reais injetada na economia local, dividido entre gastos com guias, refeições, compra de souvenir e outros. É um valor razoável e que pode ser multiplicado aumentando a frequência das visitas com elevação da qualidade dos serviços e disponibilização de outros produtos para o consumo, como artesanato ou lembranças do parque”, explanou o secretário.

"O Prefeito Magno tem o interesse e a iniciativa de desenvolver o turismo no município, pois reconhece que esta é uma área de importante potencial econômico para a região. Entretanto, grandes mudanças ou implementações demandam recursos que o município sozinho não tem como arcar. Desde o início deste mandato, o prefeito tem se articulado para conseguir algumas obras e fará o que estiver dentro das possibilidades financeiras da prefeitura para promover a exploração sustentável do turismo em Castelo”, declarou o secretário.

Sobre a Pedra do Castelo e outros sítios arqueológicos, Lima disse que já foi aberto diálogo com o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para que seja realizado um trabalho de restauração e limpeza dos locais que abrigam as pinturas rupestres, por exemplo.

Para o Cachaça Fest, que é o período de maior movimentação de turistas e visitantes na cidade, o secretário tem feito incursões em novos roteiros para avaliar a possibilidade de incluí-los na lista de destinos para os visitantes.

“Estamos fazendo um levantamento de novos “produtos” para o turista que já está familiarizado com nossos roteiros. Decidiremos sobre a viabilidade prática de trabalhá-los durante o festival. Além disso queremos inserir algumas inovações nos pontos turísticos tradicionais e esperamos continuar contando com o auxílio dos profissionais da Condatur”, concluiu.

Para se certificar que as trilhas estariam desobstruídas, o Chefe da Divisão de Turismo, Raimundo Filho, coordenou a limpeza do trajeto que segue do monumento natural até a Cachoeira das Arraias e, de lá até a PI-115 na altura do Povoado Pedreira. A equipe que fez essa manutenção pertence ao setor de obras da Prefeitura de Castelo e,foram cedidos pelo Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Raimundinho Mineiro.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo