? ºC Teresina - PI

Turismo

10/01/2017 08:58

Secretário Municipal de Turismo fala de ações urgentes para a Pedra do Castelo

Na última sexta-feira, dia 6, o Secretário Municipal de Juventude, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Anderson Lima, realizou uma visita técnica ao Parque Natural Municipal Pedra do Castelo, acompanhado por Augusto Júnior, Presidente da Condatur, que é a Associação dos Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo do Piauí.

O vigilante do local, Carlinos Azevedo, que também acaba trabalhando como guia de turistas e visitantes, deu as boas vindas ao secretário e expôs algumas das demandas do parque, além de fazer alguns relatos de problemas corriqueiros daquele lugar.

Anderson Lima (à esq.) e Carlinos Azevedo

De acordo com Carlinos, caçadores e populares acabam desmatando ou caçando animais silvestres na área do parque e que nada pode fazer por ser o único vigilante.

Para o Secretário Anderson Lima, foi uma surpresa desagradável encontrar um ponto turístico da importância da Pedra do Castelo numa situação de abandono. “Pichações recentes e incêndios criminosos são situações inadmissíveis em um monumento como a nossa Pedra do Castelo, que faz parte de um parque municipal. Observamos os rastros deixados por motoqueiros que fazem suas manobras acrobáticas em frente ao castelo de pedra, interferindo na preservação do local e alterando a paisagem rústica do seu entorno”, criticou.

Lima disse ainda que a situação do parque é muito preocupante, haja vista que a cidade luta para se manter no roteiro turístico estadual e nacional. “Será uma luta nossa à frente desta secretaria municipal e contando com a sensibilidade do prefeito Magno reerguer o turismo na cidade com a finalidade de gerar emprego e divisas”, concluiu.

Sua primeira providência vai ser a formalização de denúncias aos órgãos competentes, como Iphan, SEMAR e Polícia Ambiental.

Para Magno Soares, prefeito de Castelo do Piauí, as ações de preservação dos atrativos naturais são muito importantes. “É obrigação do município manter seus pontos turísticos em perfeito estado de conservação, principalmente quando o que os põem em risco é a ação do homem”, declarou.


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo