Publicidade

Gilson Soares

Conselho Tutelar lança campanha contra abuso e exploração sexual infantil

Publicada em 30/04/2011 às 00h38 Atualizada em 30/04/2011 - 01h15


Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarLogomarca da campanha(Imagem:Divulgação)Logomarca da campanha
Na tarde de hoje (29), o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente fez o lançamento oficial da campanha que culminará com a “IV Caminhada Contra o Abuso e a Exploração Sexual à Criança e ao Adolescente”.

Veja matéria com fotos da caminhada realizada em 2010:
Conselho Tutelar de Castelo realiza a 3ª Caminhada Contra Exploração de Crianças e Adolescentes

A campanha foi lançada em reunião na Casa dos Conselhos de Castelo, situada na Rua Abdias Veras, onde funciona o Conselho Tutelar. Estavam presentes os conselheiros Geandelan Alves (presidente), Lucilete Vieira, Josué Stefan e Alzerina Rodrigues; profª Ivanildes Cardoso (Secretária Municipal de Educação); Leila Soares (Coordenadora do Programa Saúde na Família-PSF); Joana D’Arc (Assistente Social SMAS); Cleomar Vasconcelos (Psicóloga); Gracinha Almeida (Coordenadora do Centro de Referência na Assistência Social-CRAS II, na Refesa) e Nayara Malane (estagiária do curso de Serviço Social). A imprensa local, composta por radialistas de várias emissoras e por profissionais do webjornalismo, também foi convidada a participar da reunião, mas apenas o Portal CDP estava presente.
Imagem: Robson MiguelGracinha Almeida (Coord. CRAS II), Ivaniles Cardoso (Sec. Educação), Leila Soares (Coord. PSF), Nayara Malane (estagiária Serviço Social), Cleomar Vasconcelos (Psicóloga) e Joana D(Imagem:Robson Miguel)Gracinha Almeida (Coord. CRAS II), Ivaniles Cardoso (Sec. Educação), Leila Soares (Coord. PSF), Nayara (estagiária Serviço Social), Cleomar Vasconcelos (Psicóloga) e Joana D'Arc (Assistente Social)
Ao iniciar a reunião, o presidente Geandelan citou alguns casos de exploração sexual contra menores de 14 anos que ganharam notoriedade em todo o Brasil, reforçando assim a necessidade de combater esta prática criminosa com os rigores da lei. Segundo ele, 80% dos casos de abuso acontecem no seio da família, o que dificulta bastante o trabalho do Conselho Tutelar. Em pesquisa divulgada recentemente pelo MTUR (Ministério do Turismo), Castelo aparece como integrante da rota do turismo sexual.
Imagem: Robson MiguelConselheiros Tutelares Josué Stefan, Geandelan Alves (presidente), Alzerina Rodrigues e Lucilene Vieira(Imagem:Robson Miguel)Conselheiros Tutelares Josué Stefan, Geandelan Alves (presidente), Alzerina Rodrigues e Lucilene Vieira
É importante que se diga que a Lei nº 12.015/2009, no Artigo 217, esclarece que é considerado abuso sexual tanto o ato sexual em si como também atos libidinosos contra menores de 14 anos, mesmo que ocorram com o consentimento da vítima.

A campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes acontecerá por todo o mês de maio, com participação de conselheiros, psicólogas, assistentes sociais e demais profissionais envolvidos, que farão visitas às emissoras de rádio para mostrar à população como identificar e proceder em casos de abuso contra menores.

O ponto alto desta campanha será dia 18 de maio, quando acontecerá a IV Caminhada Contra o Abuso e a Exploração Sexual à Criança e ao Adolescente, com saída do Ginásio Poliesportivo às 16:00h, passando pela Câmara Municipal, seguindo pela Av. Antonino Freire e término na praça Getúlio Vargas (praça da Matriz) onde haverá um Ato Público às 18:00h. Uma comissão de conselheiros percorrerá todas as escolas da rede estadual e municipal, convidando todos os alunos e professores a participarem.

Edição: Robson Miguel

Fonte: Redação

Câmara de Castelo PUBLICIDADE



O que achou desta notícia?

Comentário
Escreva aqui seu comentário

De onde você é?

Escolha um Estado
Escolha sua Cidade

Quem é você?

Informe o seu Nome
Informe o seu E-mail!

 


Comentários (2)

  • ANTONIO, Castelo do Piauí-PI disse:
    Deixado em 05/07/2011 às 19h49

    TAMBÉM ACHO QUE CONSELHO TUTELAR TEM DE SER MAIS ATUANTE. E PRESIONAR ESSES, QUE TAMBÉM COMO O PRÓPRIO CONSELHO TEM O DEVER DE REPRIMIR O ABUSO COM OS JOVENS E CRIANÇAS.

    O ÁLCOOL É A PASSAGEM PRA PERDIÇÃO...

    E O PODER PÚBLICO AINDA INVENTA É UMA FESTA SÓ PRA DIVULGAR AINDA MAIS O CONSUMO DO ÁLCOOL.

    ASSIM TAMBÉM É DE MAIS! ... DEPOIS FAZEM UMAS REUNIÕES...E TÁ TUDO BEM.

  • Francisco Cardoso, Castelo do Piauí-PI disse:
    Deixado em 02/05/2011 às 08h08

    Precisa -se urgentimente de ações contra a venda de bebidas alcolicas para menores, o alcool é a entrada para as drogas ilicitas e muitos outros problemas que acontecem com o menor.
    Cachaça com sabor de Guarana, Tutti Frutt e etc. é uma estratergica para tornar cada vez mais pessoas viciadas, e com isso mais familias destruidas ...
    O conselho precisa de um 0800 !

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE Focus Gráfica Rápida
PUBLICIDADE Castelo Diversões
PUBLICIDADE Construbairro