? ºC Teresina - PI

Geral

20/05/2017 08:12

Ações celebram Dia da Luta Antimanicomial em Castelo do Piauí

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Castelo do Piauí realizou na manhã desta quinta feira (18/05), um encontro com usuários, familiares, equipe multidisciplinar da instituição, Coordenadora do NASF Desterro Matos, Coordenadora do PSF Juliana Lima a consolidação de atividades para celebrar a comemoração do “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”.

“O Dia da Luta Antimanicomial”, lembra que é possível tratar o paciente com transtorno mental sem isolá-lo do restante da sociedade, em instituições psiquiátricas ou manicômios, onde muitos eram abandonados, conta a psicóloga e Coordenadora do CAPS, Enilda Alves. “Dessa forma, são garantidos aos pacientes os direitos básicos de cada cidadão à liberdade, a viver em sociedade e a receber cuidado e tratamento”, completa.

Dentre as ações em alusão ao referido dia, podemos destacar também a abordagem da coordenadora Enilda Alves e da psicóloga do CAPS Andréia Xavier com exposição de documentário histórico das antigas formas de tratamento e institucionalização dos portadores de transtorno mental e a entrevista do psiquiatra do CAPS, Dr. Rafael Mendes, explanando e esclarecendo a respeito do referido tema na rádio Marvão FM.

O CAPS de Castelo do Piauí encontra-se em novo endereço, na Rua Tiradentes, 552, centro.


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo