? ºC Teresina - PI

Geral

08/04/2017 12:54 Assessoria de comunicação da PMCP

Prefeitura de Castelo do Piauí participa do encerramento de etapa do Projovem Campo

Foi encerrada mais uma etapa do Programa Projovem Campo- Saberes da Terra referente a 2015.

O ProJovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.

A culminância pedagógica que deu fim a essa etapa aconteceu na Secretaria de Educação (SEMED), com uma exposição que teve como tema “Os impactos do cultivo e da produção do feijão na economia local”. O programa tem como coordenadora, Mardielle Andrade, que realizou a exposição de grãos, teve uma palestra da professora, Sueleuda Pereira, que é mestra em educação no campo, e fez explanações sobre o cultivo do feijão a nível estadual.  Além de educandos e educadores,  outras instâncias como a Secretaria de Agricultura, a Emater e a Casa das Sementes também contribuíram com o projeto, que vislumbra a concretização da agricultura familiar no município.

Os agricultores participantes recebem uma bolsa dividida em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola.

Estiveram presentes a secretária de Educação, Socorro Azevedo, o secretário de Agricultura, Jonas Soares, a secretária de Assistência Social, Graça Silva, e membros da Secretarias.


Anderson banner cdp
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo