? ºC Teresina - PI

Geral

10/01/2017 16:40

Árvores, sombra e luz: é preciso cuidar o ano inteiro

A Expressão “Cidade Verde” foi cortesia do escritor maranhense, Coelho Neto, para homenagear a cidade de Teresina, capital do Piauí, por ter ruas e praças arborizadas durante boa parte do ano. As árvores são sempre bem-vindas. Elementos de sustentabilidade, quando plantadas em locais corretos e não prejudiquem a rede de energia elétrica, o passeio público e imóveis vizinhos.

Em determinada época do ano, principalmente em dias chuvosos, é comum árvores plantadas próximas às redes elétricas caírem, provocando o rompimento dos fios da rede de distribuição e danificando os postes de energia.

Para minimizar essas ocorrências, a Eletrobras realiza constantemente serviços de poda, com equipes especializadas, para manter a integridade da rede e a continuidade do fornecimento de energia elétrica em todo o estado do Piauí. “São realizados diversos tipos de poda: poda de Manutenção; poda programada; poda de emergência e poda Preventiva”, esclareceu o gerente do departamento de Serviços Técnico-Comerciais, Adail Viana.

Adail lembrou que cabe às concessionárias de energia elétrica a responsabilidade pela execução do serviço de poda somente quando os galhos constituírem risco iminente de interrupção no fornecimento de energia ou de acidentes envolvendo a rede da concessionária.

Já o gerente do departamento de Operação da Eletrobras Piauí, Daniel Ângelo, mencionou o levantamento realizado pela Distribuidora em 2016, onde 1.500 ocorrências foram atendidas pelas equipes da Distribuidora em decorrência de problemas causados por queda de árvores, provocando o rompimento de cabos, quebra de postes e queima de elos fusíveis em derivações ou áreas transformação.

Daniel citou a recente interrupção no fornecimento de energia elétrica, ocorrida na última sexta-feira (02), ocasionada pela queda de uma árvore de grande porte na rede elétrica. A ocorrência resultou na quebra de um poste e ocasionou danos em equipamentos da rede elétrica que precisaram ser substituídos, afetando o fornecimento de energia nos bairros Monte Castelo, Cristo Rei, Piçarra e Ilhotas, zona Sul de Teresina, até que o serviço fosse concluído.

“É importante que a população fique atenta ao plantio de espécies adequadas nos locais corretos para assegurar a arborização de vias públicas e sua convivência harmoniosa com os diversos equipamentos urbanos e com a rede de distribuição de energia elétrica. Algumas espécies crescem muito e podem causar acidentes graves”, orientou o gerente.

Lembre-se:

Para ter sombra e luz - Escolha espécies de pequeno porte. Evite plantar árvore na calçada. Plante-as no recuo entre a casa e a calçada, afastada da fiação;

Ruas estreitas com calçadas largas - Plante somente árvores de médio porte e no lado oposto ao da fiação;

Ruas largas com calçadas estreitas - Neste caso, você pode optar por espécies de grande porte, desde que plantadas do lado oposto dos fios;

Ruas largas e calçadas largas - No lado sem fios, plante árvores de grande porte. No lado com fios plante as espécies de pequeno porte.

A poda das árvores diminui os riscos de curto-circuitos e acidentes. Os galhos em contato ou nas proximidades dos circuitos elétricos energizados devem ser cortados com a rede desligada. A Eletrobras Distribuição Piauí fará isso por você. Ligue 0800 086 0800.


Professor anderson logo png
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo