? ºC Teresina - PI

Geral

08/01/2017 10:46

Castelenses participam do encontro Profetas da Chuva em Pedro II

Hoje, 07 de janeiro, na EcoEscola Thomas a Kempis, em Pedro II-PI foi realizado o Encontro de Profetas da Chuva. O encontro contou com a participação de agricultores(as), que através da observação de sinais da natureza traçam um prognóstico do período chuvoso que se aproxima, bem como por representantes das entidades sociais que compõem o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, Secretaria de Agricultura de Pedro II e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II.

O Centro de Formação Educacional para Convivência com o Semiárido – CEFESA de Castelo do Piauí esteve lá representado por sua equipe técnica através do seu Gerente Administrativo, Joelson Vieira, o técnico agrícola Antonio José e o Auxiliar administrativo José Mariano.

O encontro deu-se em 3 momentos distintos: Dinâmica de apresentação, visita à comunidade Buritizinho, onde foi apresentado alguns dos sinais observados na natureza que ajudam estes agricultores donos de um profundo saber empírico, passado de geração a geração a prever as chuvas na região semiárida e espaço de debate onde os mais diversos profetas da região explanaram e explicaram suas previsões para o período chuvoso de 2017.

O encontro se apresenta como de extrema importância para o povo do semiárido, não apenas pela divulgação dos prognósticos por eles apresentados, mas também como fortalecimento da cultura sertaneja, onde o saber adquirido pela observação da mãe natureza através de seus sinais que vão desde a observação de pássaros, astros e plantas nativas da região vai sendo divulgado e repassado para as outras gerações.

Fotos: Antônio José | Mariano Jr |Joelson Vieira
Texto: Mariano Jr


versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo