? ºC Teresina - PI

Câmara de Castelo

Por unanimidade, Jadeilson é eleito presidente da Câmara de Castelo do Piauí

O vereador Jadeilson Pereira é o novo presidente da Câmara Municipal de Castelo do Piauí.

Em sessão realizada hoje (01) logo após a posse dos edis eleitos em outubro passado, o vereador que está no seu segundo mandato foi eleito com 11 votos a favor.

Jadeilson disse que poderia resumir o que aconteceu nos últimos meses com a frase: "Nunca desista dos seus sonhos".

"Durante essa jornada como parlamentar tive momentos difíceis e cheguei até a pensar em desistir, mas recebi o encorajamento de amigos verdadeiros que me incentivaram e fui pra luta, por isso eu digo que se você tem um sonho lute para realizá-lo.


Vereadores tomam posse para 18° Legislatura em Castelo do Piauí

Terminou agora no prédio da Câmara Municipal de Castelo do Piauí a solenidade de posse dos onze vereadores eleitos para a décima oitava legislatura na cidade de Castelo do Piauí.

A sessão foi sendo presidida pelo vereador de maior idade, Milton Maia.

Vereador Milton Maia

O Hino de Castelo do Piauí foi executado e logo em seguida os eleitores prestaram o juramento.

Juramento dos vereadores

O vereador Raimundinho Mineiro foi escolhido para falar por 10 minutos em nome de todos os demais.

Vereador Raimundinho Mineiro

 


Câmara de Castelo realizará sessão solene para entrega do título "Mulher Destaque"

Acontecerá hoje, 10, a partir das 19h, no auditório da Câmara Municipal de Castelo do Piauí uma sessão solene que homenageará mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevante trabalho na área social.

O prêmio "Mulher Destaque" é regulamentado pela Lei 1213/2015 de autoria do vereador José Magno (PT) e tem como objetivo, segundo seu autor, valorizar a mulher no contexto da cidadania.

Para o evento, cada vereador indicou o nome de uma mulher que receberá a honraria na casa legislativa. O vereador Milton Maia indicou a prof.ª Aldenir Barbosa; Dr. Nilso indicou a empresária Fátima Alves; R. Neto indicou a prof.ª Maríula Lima; Júnior do Lalá indicou a prof.ª Raimunda Melo; Marcelo Mineiro indicou Prof.ª Cresciana Araújo; José Magno indicou a enfermeira Fernanda Tavares; Reginaldo Lima indicou a estudante do Ensiono Médio Caroline Lima; Jadeilson indicou a também vereadora Anna Belé; Raimundinho Mineiro indicou a Prof.ª Lúcia Helena; Anna Belé indicou a prof.ª Amélia Fernandes; e o presidente da câmara, Neirane Carvalho indicou a estudante de medicina Gabriela Milanez.

Júnior do Zezé assume cadeira na Câmara de Castelo até posse de novo prefeito

A partir de hoje, 24, o vereador Júnior do Zezé (PTB) assume vaga na Câmara de Vereadores de Castelo e deverá ficar até a escolha do novo prefeito na eleição marcada para o dia 2 de agosto.

A vacância temporária aconteceu por conta do afastamento do presidente, vereador Neirane Carvalho, que tomou posse interinamente como prefeito de Castelo.

Primeiro suplente da coligação situacionista, o vereador Júnior do Zezé já assumiu o cargo nessa legislatura em duas ocasiões, uma no afastamento do vereador R. Neto (PMDB) quando este foi Secretário da Juventude, outra no afastamento para tratamento de saúde do vereador Nilso Feitosa (PRTB).

Vereador Wallace Júnior assume hoje, 24, a presidência da Câmara de Castelo

O vereador Wallace Júnior (PTB), assumiu hoje, 24, a presidência da Câmara Municipal de Castelo do Piauí.
Imagem: Ascom Câmara Municipal de CasteloVereador Wallace Júnior (PTB)(Imagem:Ascom Câmara Municipal de Castelo)Vereador Wallace Júnior (PTB)
Eleito como vice-presidente na última eleição da mesa diretora, Wallace Cardoso Melo Júnior responderá como presidente durante o afastamento do presidente Adalberto Neirane (PSDB), que nesta mesma data assumiu o cargo de prefeito municipal interino, por consequência da cassação do mandato do prefeito José Maia e do seu vice, JR.

Acontecerá ainda na noite de hoje, após a solenidade de posse do prefeito municipal interino, a primeira sessão de vereadores presidida pelo novo presidente da câmara.

Presidente da Câmara de Castelo tomará posse como prefeito interino do município

Acontecerá hoje, 24, às 18h, no auditório da Câmara de Vereadores de Castelo do Piauí, a posse do presidente da câmara Adalberto Neirane como prefeito interino do município, em sessão solene pública.

Prefeito de Castelo do Piauí, Zé Maia; Presidente da Câmara Municipal, Neirane Carvalho; Vice-prefeito, JR e o Assessor Jurídico da Câmara de Castelo, Milton Lima Neto(Imagem:Ascom Câmara de Castelo)
De acordo com a legislação eleitoral, em caso de cassação do prefeito e do vice-prefeito, o presidente da câmara municipal assume a prefeitura interinamente até a realização de eleição suplementar.

Castelo do Piauí está com a eleição suplementar marcada para o dia 2 de agosto, caso não haja nenhum adiamento ou suspensão por parte da Justiça Eleitoral.


"Estamos fazendo nosso papel", diz Milton Maia sobre críticas aos vereadores

Tema recorrente nos discursos do dia 16, na sessão da Câmara de Castelo do Piauí, as críticas feitas aos vereadores por conta da tragédia que aconteceu na cidade no dia 27 de maio também foram rebatidas pelo vereador Milton Maia.

Imagem: PortalCDPClique para ampliarMilton Maia(Imagem:PortalCDP)Milton Maia
Maia disse que esse tipo de crítica vazia não o incomoda porque tem certeza que os vereadores estão cumprindo com as atribuições para as quais foram eleitos. Em aparte, o vereador Raimundinho Mineiro disse algumas pessoas queriam que os vereadores dissessem onde estavam as bocas de fumo e que acompanhassem a polícia até o local para resolver o problema, desvirtuando assim o papel dos edis.

Milton disse que gostou da postura do Secretário de Segurança, Fábio Abreu, em sua visita ao município no dia seguinte ao crime, pois foi muito atencioso às demandas e encaminhamentos para Castelo. Por outro lado, Maia alertou que é necessário que ele tenha essa mesma atenção para cumprir suas promessas.

Dr. Nilso critica lentidão da operação tapa-buraco e pede empenho da oposição

O vereador Nilso Feitosa fez críticas ao serviço realizado na PI-115 na operação tapa-buracos, durante a sessão do dia 16. O vereador alertou que as etapas da recuperação da via estão muito demoradas, o que acaba causando ainda mais prejuízo aos usuários, pois os buracos são aprofundados para receber o remendo, mas isso não acontece de imediato, tornando-se armadilhas para os condutores.

Imagem: PortalCDPClique para ampliarDr. Nilso Feitosa(Imagem:PortalCDP)Dr. Nilso Feitosa
O próprio vereador relatou ter testemunhado um condutor em situação delicada por não ter conseguido desviar de um buraco e ter furado um pneu. De acordo com Nilso, a sinalização de alerta não existe. Pediu então que o vereador Marcelo Mineiro, como coordenador do DEER, solicitasse agilidade neste serviço.

Vereador Marcelo disse já solicitou à empresa que tivesse mais cuidado ao fazer a manutenção da via estadual, mas que essa operação é apenas um paliativo, pois está em tramitação um processo de restauração mais abrangente.

Jadeilson repudia pessoas que tentaram se promover politicamente na tragédia

O vereador Jadeilson Pereira (PSB) usou a tribuna da Câmara de Castelo no dia 16 para repudiar o comportamento de algumas pessoas que tentaram se aproveitar politicamente da tragédia do dia 27 de maio.

Imagem: PortalCDPClique para ampliarVereador Jadeilson Pereira (PSB)(Imagem:PortalCDP)Vereador Jadeilson Pereira (PSB)
Segundo o vereador, ao invés da atitude imoral de fazer mídia pessoal com o caso, poderiam seguir o caminho natural de uma liderança política que é ajudar a sociedade para que esta veja o seu trabalho e os coloquem na câmara por reconhecimento.

O grande problema, segundo Jadeilson, é que muitas pessoas não tem a preocupação de analisar se a informação é verdadeira. E depois que a notícia fraudulenta se espalha, é difícil esclarecer a população atingida com a versão verdadeira da informação.

Pereira rebateu a fala do vereador Wallace Júnior a respeito de se referir ao prefeito como cassado. Disse que apenas menciona a situação do gestor, mas que trata de outros assuntos e reivindicações para o bem do município. Falou ainda que os vereadores devem manter o respeito mútuo e que não admite que nenhum dos seus pares o chamem de mentiroso, e que isso pode acontecer para quem não tem assiduidade às sessões e não vê a participação do oposicionista na câmara.

Vereador solicita limpeza de terreno que virou cracolândia e ponto de prostituição

O vereador Raimundinho Mineiro (PSB) defendeu, na sessão do dia 16, seu requerimento de limpeza de um terreno num lugar conhecido como “Lagoa”, na rua 15 de Novembro, em Castelo do Piauí. Segundo o autor, o terreno já é chamado de cracolândia, pois existe uma grande concentração de usuários de drogas, além de ponto de prostituição.

Imagem: PortalCDPClique para ampliarVereador Raimundinho Mineiro (PSB)(Imagem:PortalCDP)Vereador Raimundinho Mineiro (PSB)
Falando da tragédia do dia 27 de maio, o vereador, que é tio de uma das garotas, disse que algumas pessoas usaram a tragédia para minar a imagem dos vereadores, utilizando grupos de Whatsapp. Mineiro disse estar investigando a motivação dos autores dessas postagens maldosas.

Segundo o oposicionista, as afirmações levianas dão conta de um repasse de 10% que o prefeito de Castelo faz ao vereador para que este aprove seus projetos e também que o vereador estaria acobertando os acusados. Indignado com essas acusações, o vereador prometeu que chegará à origem disso.

Ainda discorrendo sobre o comportamento de algumas pessoas em grupos de Whatsapp, o vereador citou que uma dessas estava usando o portal de entrada da cidade para fazer necessidades fisiológicas e que postava fotos no grupo em forma de denúncia, o que caiu por terra quando descobriram que quem praticava o ato era o mesmo autor das postagens. Segundo o vereador, as pessoas que tentaram desconstruir a imagem dos atuais vereadores acabaram se lançando como candidatos para as próximas eleições, inclusive pedindo voto.

O vereador agradeceu à sociedade que ajudou das mais diversas maneiras e falou que a Câmara deverá fazer uma sessão solene em homenagem ao ato heroico dos jovens que subiram o morro e encontraram as garotas.

Vereador propõe feriado no dia 27 de maio com atividades para a valorização da vida

O vereador Wallace Júnior (PTB), falou a seus pares sobre seu projeto de tornar o dia 27 de maio um feriado municipal. De acordo com o autor do Projeto de Lei, o município se responsabilizaria por desenvolver atividades voltadas ao tema “Valorização da Vida”, com caminhadas, palestras, etc. Em alusão à campanha “Flores Para Elas”, o vereador sugeriu denominar a o feriado como “Rosas Para Elas”.

Imagem: Portal CDPClique para ampliarVereador Wallace Júnior(Imagem:Portal CDP)
Vereador Wallace JúniorDefendeu ainda seu segundo Projeto de Lei apresentado, que trata da identificação nos sites institucionais dos vereadores empossados.

O vereador aproveitou para comentar sobre sua decisão em se retirar da última sessão ordinária, como forma de protesto pelo fato dos vereadores de oposição a todo momento se referirem ao chefe do executivo como “prefeito cassado”. “Se os vereadores que tiveram o empenho pra cassar o prefeito Zé Maia, tivessem caçado segurança pra Castelo, não teria acontecido o pior”, concluiu o vereador.

Respondendo ao vereador Marcelo Mineiro, Wallace disse que apenas questionou o que o vereador estava produzindo no cargo comissionado que ocupa, uma vez que a oposição sempre questiona a produtividade dos cargos comissionados do município.

Marcelo Mineiro: "Ao usar sua pistola, cuidado com os canhões apontados pra você"

Na sessão do dia 16, ontem, o vereador Marcelo Mineiro dirigiu-se ao vereador Wallace Júnior para responder-lhe ao questionamento feito na sessão do dia 27 de maio, o que não foi possível àquela data por conta da tragédia no município.

Imagem: Portal CDPClique para ampliarVereador Marcelo Mineiro(Imagem:Portal CDP)
Vereador Marcelo MineiroMineiro disse que foi indagado pelo seu par sobre as condições da PI-115. Segundo ele, a pergunta foi feita em alusão ao cargo em comissão de Coordenador que ocupa no DEER-PI. Após discorrer sobre as condições da estrada e sobre a operação tapa-buraco que está em curso, o vereador falou sobre a legalidade da ocupação do cargo.

Marcelo falou que quando colocou seu nome à disposição do eleitorado, tinha o objetivo de trazer melhorarias para seu município. Segundo o edil, nunca fez uma declaração na tribuna ou em qualquer outro lugar sem que tivesse provas em suas falas. “Quando V. Ex.ª For apontar suas pistolas, cuidado para não cair em um campo minado e ter muitos canhões apontados para V. Ex.ª”, alertou.

Marcelo Mineiro falou sobre a reação negativa que as pessoas tinham com olhar de reprovação quando os vereadores apareciam em público, como por exemplo, no velório da Danielly Rodrigues. A origem dessa imagem negativa, segundo o vereador, foi um trabalho midiático feito por pessoas irresponsáveis, e que se estende a quem posta informações não comprovadas no Facebook ou Whatsapp.

Disse ainda que uma rádio fez inúmeras referências à sua fala no discurso da sessão do dia 27, mesmo sem citar seu nome, atribuindo a ele a afirmação de que a cidade de Castelo estava calma, fazendo ironias como se o vereador estivesse brincando com a situação da segurança do município.

Reginaldo rebate críticas feitas à atuação dos vereadores em Castelo

Imagem: Portal CDP

Vereador Reginaldo Lima(Imagem:Portal CDP)Vereador Reginaldo Lima
Clique para ampliar
Na sessão realizada ontem, 16, o vereador Reginaldo falou de algumas pessoas que criaram grupos no aplicativo de comunicação instantânea Whatsapp, com a finalidade de denegrir a imagem dos onze vereadores castelenses, onde estes teriam sido chamados de vermes e de outros adjetivos.

O vereador citou uma informação veiculada em um desses grupos em que dois jovens teriam sido abordados e humilhados por policiais do RONE quando se encontravam no morro onde aconteceu a tragédia de Castelo. O petista disse que não ia afirmar que os policiais nada fizeram, mas questionou o que esses jovens estariam fazendo naquele local para que os agentes de segurança tivessem aquela suposta atitude.

Reginaldo questionou as intenções desses propagadores de informações que falam de forma pejorativa dos vereadores, que chegam a, supostamente, listar os vereadores que não serão reeleitos por falta de capacidade.

Em aparte, o vereador Raimundinho Mineiro (PSB) falou que alguns jovens tiveram a intenção de denegrir a imagem dos vereadores, atribuindo a eles a culpa pelas consequências da noite do dia 27 de maio, pois os edis teriam “a caneta nas mãos” para tomar decisões.

Falando da noite da tragédia, o vereador Reginaldo parabenizou o atendimento de primeiros socorros prestados pela equipe de saúde de Castelo e pela rapidez com que o município de São Miguel do Tapuio disponibilizou sua ambulância para a remoção das jovens.

Câmara votará criação de novas vagas para concurso e mudança do piso dos professores

O prefeito de Castelo enviou à Câmara de Vereadores dois projetos de lei que deverão ser votados em sessão extraordinária amanhã, dia 10 de fevereiro.

Um dos projetos trata do reajuste do piso salarial dos professores da rede municipal em 13,01%, passando ao valor de R$ 1.917,78 com validade retroativa a janeiro de 2015.

O outro projeto dispõe sobre a criação de um cargo de veterinário na estrutura da administração e acrescenta uma vaga de educador físico, que também deverão ser acrescidos ao número de vagas disponíveis no concurso que se encontra com inscrições abertas até o dia 23 de fevereiro.

O projeto de criação do cargo e da vaga foi enviado em caráter de urgência, urgentíssima e os vereadores deverão apreciar os dois projetos nessa circunstância.

Os trabalhos legislativos iniciarão regimentalmente apenas no dia 19 de fevereiro, quinta-feira após o carnaval.

Presidente da Câmara de Castelo é reeleito para mais dois anos

Depois de muita discussão e chapa indeferida, finalmente está definida a composição da mesa diretora da Câmara Municipal para o biênio 2015/16. Adalberto Neirane Gomes de Carvalho, foi reconduzido por maioria absoluta para comandar o legislativo de Castelo do Piauí.

José Magno e Reginaldo Gonçalves do PT e Marcelo Mineiro (PSD), votaram contra a reeleição do psdebista que terá ao seu lado na mesa, Júnior do Lalá do PTB (Vice-Presidente), Ana Belé (PRTB) - 1º Secretário (a), e Milton Maia (PSD) - 2º Secretário.

A surpresa da votação ficou por conta dos votos de Jadeílson Pereira e Raimundinho Mineiro do PSB, que votaram a favor da recondução de Neirane à presidência da casa do povo castelense. Os demais votos favoráveis ficaram a cargo de Dr. Nilso Feitosa (PSD), e R. Neto (PMDB).

Os trabalhos que antecederam a eleição da mesa foram comandados pelo vereador ex-presidente Dr. Nilso Alves Feitosa. Wilner Valadares Viana Melo, Anderson Oliveira e Maria de Vasconcelos integraram a comissão que comandou a votação e apuração do pleito realizado na noite desta quarta-feira (10), que terminou com 8 votos a favor e 3 contra.

Depois de encerrada a votação, os membros da mesa agradeceram o apoio e garantiram que vão trabalhar para o fortalecimento do poder legislativo junto às autoridades constituídas e população.

Vereadores concederão título de Cidadão Castelense ao Tito do Museu

O vereador Marcelo Mineiro (PSD) propôs na última sessão, dia 4, que fosse concedido título de Cidadão Castelense ao Sr. Francisco Nilo Cardoso Filho, cidadão campomaiorense que mora em Castelo do Piauí há 14 anos, mais conhecido como Tito, do Museu.
Imagem: Djalma BatistaTito do Museu falou sobre alguns tipos de sementes(Imagem:Djalma Batista)Nilo Cardoso, popularmente conhecido como “Tito”, é fundador do Museu do Tito
Nilo Cardoso, popularmente conhecido como “Tito”, é fundador do Museu do Tito, entidade que há 12 anos faz o resgate e a preservação histórica e cultural do município de Castelo do Piauí, servindo de fonte de pesquisa para estudantes da cidade. Além disso, o museu é ponto de visitação turística, tendo a função de verdadeira referência histórica para a região de Castelo.

A primeira votação acontecerá hoje, 25, e a segunda, amanhã, 26. A não ser que haja algum acordo entre os edis e as duas sessões aconteçam nesta data.

Com polêmica, Câmara de Castelo votará amanhã, 25, revisão do seu regimento interno

Acontecerá amanhã, 25, a segunda sessão de novembro da Câmara de Vereadores de Castelo do Piauí, e o foco das atenções está na votação do Projeto de Resolução que institui novo regimento interno daquela casa.

Após analisado e amplamente discutido pela Comissão de Revisão, composta pelos vereadores Nilso Alves Feitoza, R. Neto e Raimundinho Mineiro, o projeto entrou em pauta na última sessão, ocorrida no dia 4.

A principal polêmica em torno do novo regimento é sobre a previsão de reeleição para o cargo de Presidente da Câmara. A questão é controversa por ter sido retirada do regimento anterior através da aprovação de emenda feita pelo então vereador Marcone Belé, que hoje é representado pela sua irmã, Vereadora Anna Belé.

O tema, de fato, é mais complexo do que parece. Neste momento, o cargo de Presidente da Câmara é muito visado pelo grupo do Dr. Zé Maia, que permanece no cargo de prefeito através de liminar, após ter sido cassado em processo de perda de mandato. Com o julgamento do recurso impetrado pelo seu grupo contra a cassação, há grande risco dos desembargadores do TRE-PI manterem a primeira decisão, tomada pelo Juiz Eleitoral da Comarca de Castelo.

Nessa hipótese, quem assume o cargo interinamente por até 45 dias é o Presidente da Câmara, período em que o TRE realizará nova eleição municipal. Seguindo nessa linha, o prefeito interino poderá concorrer à eleição para continuar no cargo, desta vez pela escolha democrática.

Potencialmente falando, a escolha do próximo presidente da Câmara de Castelo poderá ser também a escolha do candidato do Dr. Zé Maia ao cargo de prefeito na possível eleição.

Projeto do prefeito que muda regime jurídico dos servidores é aprovado em primeira votação

Na sessão de ontem, 24, o prefeito de Castelo do Piauí, Zé Maia, conseguiu aprovar o polêmico Projeto de Lei que altera o regime jurídico dos funcionários do município de CLT para estatuto.

A pauta foi aprovada com o voto de minerva do presidente da Câmara, Ver. Adalberto Neirane, após empate de cinco votos contra e cinco a favor. Antes da votação, os vereadores estavam em dúvida em relação à exigência de maioria absoluta para aprovação do PL. Esclarecido que a maioria absoluta é o próximo número inteiro após a metade do total de vereadores da casa, ficou claro que o projeto seria aprovado.

Na sessão de hoje acontecerá a segunda votação, que deverá seguir o padrão da primeira. A única mudança no resultado só ocorrerá em caso de ausência de algum vereador.

Após o encerramento da sessão, muitos servidores que lotavam tanto o plenário quanto o exterior da Câmara, saíram revoltados tomando o resultado da votação como uma derrota pessoal e coletiva para os funcionários.


Sessão extraordinária da Câmara foi novamente adiada. Será hoje às 19 horas

A sessão extraordinária que deveria ter acontecido ontem na Câmara Municipal de Castelo do Piauí, mas que foi interrompida devido ao forte temporal que assolou a cidade, a audiência foi remarcada para hoje às 19:00 horas.

Anteriormente o horário definido foi de 15:30, mas como os vereadores Marcelo Mineiro, Nilso Feitosa e R. Neto não se encontravam na cidade e não tinham como serem encontrados para receber o ofício de convocação e nem contatados devido as dificuldades de comunicação que a cidade enfrenta, o horário vai ser mesmo o horário regimental das sessões ordinárias.

Marcelo Mineiro é professor na zona rural de Castelo e está trabalhando, Nilso Feitosa está em Teresina, assim como o vereador R. Neto que participou da solenidade de posse do seu correligionário de partido, o Governador Zé Filho.

O Assessor de Comunicação da Câmara de Castelo do Piauí, Roniel Soares, disse que esses vereadores já foram avisados e que estarão presentes à votação dos projetos hoje à noite.

Na pauta da Sessão Extraordinária constará a votação do Projeto de Lei Nº 001/2014, que institui o Regime Jurídico Único do Servidor Público do Município de Castelo do Piauí e o Projeto de Lei Nº 002/2014, que institui o Plano de Habitação de Interesse Social - PLHIS de Castelo do Piauí.


Câmara de Castelo realizará sessão extraordinária para votar projeto do executivo

A Assessoria de Comunicação da Câmara de Castelo do Piauí enviou um ofício circular para a redação do Portal CDP comunicando a realização de uma Sessão Extraordinária marcada para hoje. Veja o teor do comunicado abaixo:

Cumprimentando-o cordialmente, comunico que amanhã (03 de Abril), a partir das 19:00h, haverá na Câmara de Vereadores, Sessão Extraordinária, que na Ordem do Dia, constará votação do Projeto de Lei Nº 001/2014, que institui o Regime Jurídico Único do Servidor Público do Município de Castelo do Piauí e dá outras providências, Projeto de Lei Nº 002/2014, que institui o Plano de Habitação de Interesse Social - PLHIS de Castelo do Piauí. 


Sem mais para o momento, apresento a V. Senhoria protestos de estima e consideração.

Atenciosamente
Ronniel da Silva Soares
Assessor de Comunicação

Câmara de Castelo esclarece pontos que devem ser observados durante as sessões

A Câmara Municipal de Castelo do Piauí, através da assessoria de comunicação, pediu que fosse divulgado algumas normas presentes no regimento interno da casa legislativa, para que fosse observado pelos presentes às sessões realizadas.

ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO

PARÁGRAFO 2º - Em hipótese alguma será permitida a conversação que perturbe a leitura do expediente ou debates.

PARÁGRAFO 4º - Qualquer pessoa poderá assistir ás sessões, desde que fiquem na parte destinadas ás galerias, esteja desarmado e guarde o MAIOR SILÊNCIO, não perturbando a ordem, NÃO SE MANIFESTAR sobre o que ocorrer no recinto da Câmara Municipal.

PARÁGRAFO 5º - É proibido o uso de bermudas ou short no plenário no horário das sessões.

É importante informar que, o presidente do legislativo, ou o parlamentar que estiver presidindo os trabalhos da mesa diretora durante as sessões, é a autoridade maior naquele momento, tendo inclusive, voz e poder de polícia, que poderá ser usado caso seja necessário (Desordem ou desrespeito ao poder). Informações contidas no Regimento Interno.

Ronniel da Silva Soares - Assessor de Comunicação


Sessão extraordinária da ALEPI em Castelo do PI instala comissão em defesa da Barragem

A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) realizou na manhã desta sexta-feira (14) uma sessão extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Castelo do Piauí para a instalação da Comissão Mista em Defesa da Barragem de Castelo/Juazeiro proposta pelo Deputado Estadual Antônio Félix (PSD). A idéia do parlamentar campomaiorense foi elogiada por todos.
Imagem: Weslley Paz   (Imagem:Weslley Paz)
Estiveram presentes representantes das cidades de Juazeiro do Piauí, Castelo e São Miguel do Tapuio, alem de deputados estaduais, federais, secretários municipais, membros de sindicatos e vários populares.

A comissão é formada por 15 membros, entre eles 03 deputados estaduais como titulares e 02 como suplentes, 02 federais, um senador, os prefeitos de Juazeiro e Castelo, um vereador de cada cidade, o presidente do IDEPI, representantes do CREA, da APPM e do CONFEA, e um representante da sociedade civil.

O presidente do IDEPI, Elizeu Aguiar informou que o empecilho para o início da obra está em um processo que tramita no Tribunal de Contas da União (TCU) impetrado por uma empresa que sequer participou da licitação. “Estamos esperando apenas uma decisão do Ministro pra começar a obra”, disse Elizeu. Ela falou que o Governador Wilson Martins já esteve com o Ministro pedindo que ele acelere seu parecer. “Se o parecer for contrário iremos realizar outra licitação, mas se for favorável a obra irá iniciar ainda mais rápido”, argumentou o presidente.
Imagem: Weslley Paz   (Imagem:Weslley Paz)
O deputado federal Julio Cesar entrou em contato com o órgão durante a sessão e marcou para o final de fevereiro uma audiência com o Ministro André Luis, que está responsável pela ação.

Antônio Félix e os demais membros da comissão destacaram a importância que a Barragem trará não só à região onde será construída, mas para todo o Piauí e principalmente às cidades que são banhadas pela bacia do Rio Poti. “A Barragem será um divisor de águas, pois trará energia, turismo, emprego, renda e bastante desenvolvimento socioeconômico ao Piauí, alem de conter as águas da chuva evitando assim as enchentes que ocorrem anualmente em na capital Teresina”, justificou o deputado.

A Barragem terá capacidade para acumular 2,6 bilhões de metros cúbicos de água em período de chuvas e 1,6 no verão. Ela está orçada em aproximadamente R$ 300 milhões de reais e já possui R$ 55 milhões garantido pelo PAC 2.

Lançamento do site da Câmara de Castelo foi destaque na televisão estadual

O programa Assembleia em Foco, veiculado na TV Assembleia, na edição do dia 27 de janeiro exibiu reportagem sobre o lançamento do portal de informações da Câmara Municipal de Castelo do Piauí. A matéria também foi assistida na TV Cidade Verde.

Matéria Relacionada:
Câmara de Castelo realiza lançamento de site para transparência do Legislativo

Para acessar o site institucional da Câmara de Castelo, Clique Aqui ou digite www.castelodopiaui.pi.leg.br. Para acompanhar as notícias da Assembleia Legislativa do Piauí, o canal da TV Assembleia é o 18, no município.

Assista ao vídeo.

Lançamento do portal interativo da Câmara de Castelo

Câmara de Castelo realiza lançamento de site para transparência do Legislativo

Na noite de ontem, 23, aconteceu a solenidade de lançamento do sítio eletrônico institucional da Câmara de Vereadores de Castelo do Piauí. A página está no endereço www.castelodopiaui.pi.leg.br e funcionará como site de notícias e acompanhamento do legislativo.
Imagem: Câmara de Castelo   (Imagem:Câmara de Castelo)
O evento contou com a presença do Deputado Federal Marlos Sampaio; dos deputados estaduais Themístocles Filho (Presidente da Alepi), Juraci Leite e Marden Menezes; do Prefeito de Castelo, Dr. Zé Maia; do Vice-prefeito de Juazeiro do Piauí, Cristiano Galdino; de vereadores castelenses e lideranças políticas; além de outros cidadãos do município.
Imagem: Portal CDP(Imagem:CDP | Anderson Lima)Dep. Estadual Juraci Leite (à esq.); Prefeito de Castelo, Zé Maia; Presidente da Alepi, Themístocles Filho; Presidente da Câmara de Castelo, Neirane Carvalho; Dep. Federal Marlos Sampaio e Dep. Estadual Marden Menezes
O Diretor da Central de Processamento de Dados da Alepi, Marcos Aurélio Maia, fez um pequeno histórico sobre as ações pioneiras da atual presidência da Assembleia Legislativa e abordou a importância da nova ferramenta para os vereadores e para os cidadãos. O técnico James fez uma demonstração das funcionalidades do portal, destacando o acompanhamento dos processos legislativos que poderá ser feito por qualquer pessoa.

Na sequência, os integrantes da mesa usaram a tribuna parabenizando a Câmara de Castelo pela nova ferramenta institucional e destacando a parceria entre Interlegis, Alepi e Câmara de Castelo para que o empreendimento virtual se tornasse realidade.

Confira fotos do evento
Imagem: Portal CDP(Imagem:CDP | Anderson Lima)Vereadores presentes ao lançamento da nova ferramenta de acompanhamento do Legislativo de Castelo
Imagem: Portal CDP(Imagem:CDP | Anderson Lima)Diretor da CPD da Alepi, Marcos Aurélio Maia
Imagem: Portal CDP(Imagem:CDP | Anderson Lima)Dep. Federal Marlos Sampaio aproveitou a oportunidade para listar os benefícios trazidos a Castelo na ordem de quase um milhão de reais
Imagem: Portal CDP(Imagem:CDP | Anderson Lima)Dep. Estadual Juraci Leite falou da importância do site institucional da Câmara de Castelo
Imagem: Portal CDP(Imagem:CDP | Anderson Lima)Vice-prefeito de Juazeiro do Piauí, Cristiano Galdino, participou da solenidade
Imagem: Portal CDP(Imagem:CDP | Anderson Lima)Dep. Estadual Marden Menezes elogiou a iniciativa do Presidente Neirane Carvalho de buscar a parceria para implantação do site
Imagem: Portal CDP(Imagem:CDP | Anderson Lima)Prefeito de Castelo, Zé Maia, disse que o novo site vai ser de grande importância para a população acompanhar os trabalhos dos vereadores
Imagem: Portal CDP(Imagem:CDP | Anderson Lima)Vereador Neirane Carvalho, Presidente da Câmara de Castelo, agradeceu o empenho e a colaboração de todos os envolvidos
Imagem: Portal CDP(Imagem:CDP | Anderson Lima)Dep. Estadual Themístocles Filho, Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, destacou o Piauí como vanguardista na aproximação da população ao Poder Legislativo através dos meios de comunicação


Castelo do Piauí passa a contar mais de 22 mil habitantes após revisão

Com a atualização do mapa de Castelo do Piauí, realizada recentemente pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município ultrapassará o total de 22 mil habitantes. A atualização do mapa territorial foi feita, após a conclusão dos acordos de litígio entre Castelo do Piauí com Novo Santo Antonio, São Miguel do Tapuio e Buriti dos Montes.
Imagem: GoogleCastelo do Piauí ultrapassa os 20 mil habitantes(Imagem:Google)Castelo do Piauí ultrapassa os 22 mil habitantes
Os acordos foram firmados, através do empenho da Câmara de Vereadores e ALEPI – Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, através da CET – Comissão de Estudos Territoriais.

Na última terça-feira (21/01), o presidente do Poder Legislativo, Ver. Adalberto Neirane Gomes de Carvalho, esteve na sede da CET para analisar os novos mapas que foram atualizados após os acordos.

“A resolutividade deste problema, reflete em vários avanços. Um deles é o anseio popular, ou seja, as pessoas que residiam nas áreas dos conflitos de litígio, temiam em ser oficializadas para outro município, mas agora suas terras e residências estão localizadas em Castelo do Piauí, de uma vez por todas, e continuarão recebendo os devidos benefícios dos serviços públicos. Outro ponto, se refere em maiores possibilidades de novos investimentos, uma vez que, o município estará na categoria, dos que possuem mais de 20mil habitantes, e não mais, apenas 18mil como era antes.”, ressaltou o presidente.

O aumento de habitantes se deu, porque a população das comunidades, São Mateus, Mulungu, Santa Fé, Angico Branco, Cumbe de Baixo e Lagoa do Frio, não estavam sendo contabilizadas para Castelo do Piauí, mas após a atualização do novo mapa, todas essas comunidades pertencem ao município.

A oficialização do acordo e as novas atualizações do mapa elaborado pelo IBGE, será firmada após votação em plenário que acontecerá no mês de Fevereiro.

Themístocles Filho vem a Castelo na próxima quinta-feira (23) para inaugurar Portal da Câmara

Na próxima quinta-feira (23/01) o presidente da ALEPI – Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Themístocles Filho, vem a Castelo do Piauí, para inaugurar durante uma solenidade, o Portal de Notícias da Câmara Municipal.

O site de notícias do legislativo municipal é o primeiro montado por técnicos da ALEPI, através de um sistema fornecido pela Interlegis, e executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), um órgão da estrutura do Senado Federal.

O projeto marcará positivamente as gestões dos presidentes, Themístocles Filho (ALEPI) e Adalberto Neirane (Câmara Municipal de Castelo do Piauí).

“Essa é uma das modernizações e ferramentas de transparência que teremos em nossa Casa Legislativa, para que a população possa acompanhar não somente, nossas ações em forma de notícias, mas também, nossas contas, pois no portal será possível visualizar os gastos públicos de nossa gestão.”, disse Neirane.

Além do presidente da ALEPI, deverão participar da solenidade, os deputados estaduais, Mardem Menezes (PSDB), Antonio Félix (PSD), Juraci Leite (PSD), João de Deus (PT), Wilson Brandão (PSB) entre outros, além de todos os vereadores que compõem o Poder Legislativo no município.

A solenidade será realizada às 19:00h no plenário Ver. Enoque Mineiro localizado no Palácio Ver. Manoel de Oliveira Castro, no centro de Castelo do Piauí.

Volta do vereador R. Neto à Câmara foi oficializada na manhã desta quinta, 9

Em rápida solenidade acontecida na manhã da última quinta, dia 9, no gabinete do vereador Neirane Carvalho (PSDB), Presidente da Câmara de Castelo, o ex-secretário da SEJUV R. Neto (PMDB) voltou a ocupar sua cadeira naquela casa legislativa.
Imagem: Ascom Câmara / Ronniel SoaresPresidente da Câmara, Neirane Carvalho (à esq.); Vice-Prefeito de Castelo, JR; Vereadores R. Neto, José Magno e Raimundinho Mineiro; presentes na solenidade(Imagem:Ascom Câmara / Ronniel Soares)Presidente da Câmara, Neirane Carvalho (à esq.); Vice-Prefeito de Castelo, JR; Vereadores R. Neto, José Magno e Raimundinho Mineiro; presentes na solenidade
Participaram do ato, além do Presidente da Câmara, Neirane Carvalho, os vereadores Raimundinho Mineiro (PSB) e José Magno (PT), contanto também com a presença do Vice-Prefeito de Castelo e pai do retornante, Raimundo Soares do Nascimento Júnior, o JR (PMDB).

R. Neto atuou como Secretário Municipal da Juventude, Turismo, Esporte, Lazer e Cultura por sete meses e deixou a pasta por motivos profissionais, pois, segundo ele, se dedicará ao exame da OAB que fará esse ano. O vereador comunicou sua saída no último dia 7 e o suplente de vereador Júnior do Zezé (PTB), que antes ocupava a cadeira de R. Neto na câmara, assumirá a SEJUV.

Parceria com a Alepi implanta portal da Câmara de Castelo do Piauí

A partir desta quarta-feira(11) a Câmara Municipal de Castelo do Piauí passa a contar com o Portal Modelo e ao sistema de apoio ao processo legislativo que é fornecido pela Interlegis, o programa que é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), um órgão da estrutura do Senado Federal responsável também por ações e capacitação profissional dos servidores da Casa e órgãos conveniados. A implantação do Portal Modelo feita por técnicos da Interlegis Piauí atendendo pedido do vereador Adalberto Neirane Gomes de Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Castelo do Piauí.
Imagem: CidadeverdeClique para ampliarPresidente da Câmara de Castelo do Piauí, Adalberto Neirane(Imagem:Cidadeverde)Presidente da Câmara de Castelo do Piauí, Adalberto Neirane
O representante da Interlegis no Piauí, James Carvalho, disse que o portal da Câmara de Castelo é o primeiro montado pelos técnicos da Assembleia Legislativa do Piauí. "Este é o pioneiro e vai servir de modelo para os que pretendemos montar nos demais municípios que nos procurarem”, disse James. A adesão de Castelo ao Programa Interlegis de Modernização dos Legislativos foi comemorada pelo vereador Neirane. “Isso é de uma importância enorme. Vai aproximar mais o Legislativo Municipal de Castelo da Comunidade e, igualmente importante, vai dar mais transparência às nossas atividades”, disse Neirane.



Castelo do Piauí sediará diretório regional da Associação de Vereadores do Piauí

O presidente da AVEP – Associação de Vereadores do Piauí, Ronnivon de Sousa Lima, esteve em Castelo do Piauí na última sexta-feira (22), com o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Adalberto Neirane, para traçarem um projeto de criação do diretório regional da AVEP. A sede do diretório será na cidade de Castelo do Piauí, tendo em vista que o município é polo dessa região.
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel SoaresAdalberto Neirane (presidente da Câmara de Castelo do Piauí) e o Vereador Ronivon de Sousa (presidente da AVEP)(Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)Adalberto Neirane (presidente da Câmara de Castelo do Piauí) e o Vereador Ronivon de Sousa (presidente da AVEP)
Durante a reunião, foram discutidos vários pontos favoráveis para a classe dos vereadores após a criação do diretório regional. Para o Ver. Ronivon de Sousa, a criação do diretório regional da AVEP, terá como maior objetivo, fortalecer a imagem dos vereadores da região, bem como, transformar as câmaras municipais da região, em um só poder de representação, proporcionando aos parlamentares mais poder nas decisões pertinentes a benefícios aos municípios da região de Castelo do Piauí.

“Nossa intenção, é fortalecer a representação dos vereadores desta região, com a criação de um diretório regional da AVEP, os parlamentares da região, estarão muito mais fortalecidos quando forem em busca de melhorias em comum para a região. Ao todo, a região de Castelo do Piauí, somam mais de 50 vereadores, e será o diretório regional já nasce com uma grande representação,” destacou Ronivon.

O presidente da Câmara de Castelo do Piauí, Adalberto Neirane, destacou que na companhia do presidente da AVEP, Ronivon de Sousa, visitará os municípios de, Sigefredo Pacheco, Novo Santo Antonio, Juazeiro do Piauí, São João da Serra e Buriti dos Montes, para conversar com os presidentes de suas respectivas câmaras de vereadores, para destacar a importância da criação do diretório regional, bem como, marcar a data para a eleição da diretoria.
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel SoaresAdalberto Neirane (presidente da Câmara de Castelo do Piauí), Ver. Ronivon de Sousa (presidente da AVEP) e o vereador de Castelo do Piauí, Raimundinho Mineiro.(Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)Adalberto Neirane (presidente da Câmara de Castelo do Piauí), Ver. Ronivon de Sousa (presidente da AVEP) e o vereador de Castelo do Piauí, Raimundinho Mineiro.
“Vamos visitar todos esses municípios, para conversar com os colegas vereadores, destacando a importância da criação do diretório em nossa região. Também iremos marcar a data que será realizada a eleição para a diretoria do diretório regional,”, disse Adalberto Neirane.




TCE ministra curso para vereadores de Castelo e municípios vizinhos

Nove dos onze vereadores de Castelo do Piauí, participaram nesta última quarta-feira, 06/11, de um minicurso de Formação de Vereadores e Processos Legislativo Municipal promovido pelo TCE-PI, Tribunal de Contas do Estado do Piauí. O curso aconteceu no Palácio do Jenipapo, durante todo o dia e se estendendo até a metade da tarde. Além dos vereadores de Castelo do Piauí, também participaram, membros das câmaras vizinhas, como, Buriti dos Montes, Juazeiro do Piauí, Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco.
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel SoaresVer. Zé Magno, Ver. Raimundinho Mineiro, Ver. Júnior do Zezé, Ver. Júnior do Lalá, Ver. Adalberto Neirane, Ver. Marcelo Mineiro, Ver. Reginaldo Lima e o Ver. Jadeilson Pereira. O v(Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)Vereadores castelenses
A Câmara Municipal de Castelo do Piauí, era a maior em número de vereadores participantes no curso. Além do Presidente da Câmara de Castelo do Piauí, Ver. Adalberto Neirane (PSDB), também participaram do curso, o Ver. Zé Magno (PT), Ver. Júnior do Lalá (PTB), Ver. Reginaldo Lima (PT), Ver. Marcelo Mineiro (PSD), Ver. Jadeilson (PSB), Júnior do Zezé (PTB), Ver. Raimundinho Mineiro (PSB) e o Ver. Nilso Feitosa (PSD).
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel SoaresDezenas de vereadores dos municípios que integram o Território dos Carnaubais estiveram presentes.(Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)Dezenas de vereadores dos municípios que integram o Território dos Carnaubais estiveram presentes.
Os ministrantes eram o conselheiro substituto do TCE – PI, Delano Câmara e o advogado e assessor Jurídico da Associação Piauiense de Vereadores AVEP, Tiago Sá.
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel SoaresVer. Raimundinho Mineiro (PSB), em uma de suas participações.(Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)Ver. Raimundinho Mineiro (PSB), em uma de suas participações.
Durante o curso, os vereadores Raimundinho Mineiro (PSB) e Adalberto Neirane (PSDB), fizeram questionamentos a fim de esclarecimentos sobre o processo legislativo. Em uma de suas participações, o vereador psbista, indagou ao conselheiro do TCE-PI, Delano Câmara, se é legal os membros da comissão de licitação da Prefeitura de Castelo do Piauí, serem todos ligados ao prefeito.
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel SoaresConselheiro do TCE-PI, Delano Câmara.(Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)Conselheiro do TCE-PI, Delano Câmara.
Em resposta ao vereador, Delano Câmara respondeu. “De fato vereador, esses membros da comissão de licitações em todos os municípios, são ligados ao prefeito. E tem que ser mesmo, tendo em vista que, o prefeito e o secretário de administração, são os responsáveis por tudo que acontecer de legal e ilegal em um processo licitatório, então, esses gestores tem que ter pessoas de confiança dentro dessas comissões. No entanto, cada comissão, tem que haver pelo menos um integrante que faça parte do quadro de funcionários efetivados na prefeitura,”, respondeu o conselheiro ao vereador Raimundinho Mineiro.
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel SoaresAdalberto Neirane, Presidente da Câmara de Castelo e Ronnivon Lima, Presidente da AVEP(Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)Adalberto Neirane, Presidente da Câmara de Castelo e Ronnivon Lima, Presidente da AVEP
Na participação do vereador Adalberto Neirane (PSDB), o parlamentar indagou ao conselheiro do TCE-PI, Delano Câmara, se era legal o poder legislativo pagar pensões de viúvas de vereadores, sendo que este pagamento em sua visão, deveria ficar a cargo do INSS – Instituto Nacional da Seguridade Social, tendo em vista que, o poder legislativo não dispõem de um serviço de previdência exclusivo. O vereador disse ainda que, duas viúvas de vereadores castelenses foram à justiça, após o legislativo ter bloqueado os pagamentos das mesmas, alegando que esses pagamentos não eram de responsabilidade do legislativo.

Delano Câmara respondeu que, o poder legislativo fez o que era correto, quando cancelou os pagamentos das duas viúvas, tendo em vista que para que os pagamentos fossem dado continuidade, a Câmara de Castelo do Piauí (presidente), poderia receber punições, pois se não existe um fundo de previdência próprio, não haveria como justificar a continuidade dos pagamentos.
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares                                                                (Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares                                                                  (Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares                                                        (Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)
O vereador e presidente da Câmara, Neirane Carvalho, representante parlamentar de Castelo do Piauí, ressaltou que o evento é de grande importância tendo em vista que muitos vereadores são de primeiro mandato e estão recebendo informações importantes do processo legislativo. “Para os vetearanos serve como reciclagem de conhecimento”, comentou.
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel SoaresO advogado e Assessor da AVEP, Tiago Sá(Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)O advogado e Assessor da AVEP, Tiago Sá
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel SoaresDeputado Estadual Antonio Félix e o Conselhiero do TCE-PI, Delano Câmara.(Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)Deputado Estadual Antonio Félix e o Conselhiero do TCE-PI, Delano Câmara.
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel SoaresOlavo Rebelo, Conselheiro do TCE(Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)Olavo Rebelo, Conselheiro do TCE
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares                                                          (Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)
Imagem: ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel SoaresVereadores dos municípios vizinhos a Castelo do Piauí presentes no minicurso.(Imagem:ASCOM da Câmara de Castelo / Ronniel Soares)Vereadores dos municípios vizinhos a Castelo do Piauí presentes no minicurso.
Fotos


Página 1 / 4

Próximo »
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo